Visualizações

sábado, 4 de junho de 2011

SOCIOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL

Elaine Cristina da Silva



 Sociologia jurídica é um ramo da sociologia que busca descrever e explicar o fenômeno jurídico como parte da vida social. A sociologia encara o direito não como um conjunto de normas, mas como um conjunto de ações reais de seres humanos.
A sociologia jurídica se fez presente no currículo das faculdades de direito com o objetivo de ampliar o seu núcleo fundamental, desenvolver o conhecimento sistemático e metódico da sociedade, proporcionando ao estudante de direito a formação ideológica e uma visão social real em que vive.
O ensino da sociologia jurídica no Brasil iniciou-se em nível de graduação por volta de 1959 na Universidade Católica de Pernambuco onde foi fundada a Faculdade de Direito e em 1962, foram criadas as Disciplinas de Sociologia e Sociologia do Direito, que no início era vista de modo geral e básico onde a disciplina era aplicada de forma teórica onde se apoiava a partir dos livros, documentos e registros.
A obrigatoriedade da disciplina de Sociologia surgiu por decisão do governo federal, um grande passo para a disciplina tornar-se definitiva no currículo que deve ser ministrada no Curso de Direito de nosso país, já que esta era considerada como disciplina opcional e com a Ditadura Militar(1964-1984), a sociologia foi excluída das grades curriculares.
No curso de direito a disciplina de sociologia jurídica é essencial para o trabalho de legislação, guiando os juristas a uma interpretação da lei condizente com a evolução da sociedade.
  Atualmente a sociologia jurídica é aplicada com interdisciplinaridade, em novas linhas de pesquisas a serem desenvolvidas no Brasil de maneira mais abrangentes e com aulas práticas em que o aluno tem contato direto com a realidade através de investigações científicas, vivenciando fatos e desenvolvendo idéias críticas.  comolhar cr fatos a realidade o direto com a realidade rasillina tornar-se definitiva no curr Desta forma a sociologia auxilia na elaboração de respostas as questões externas à própria ciência, visando um aumento da intervenção racional, planejamento e ação social.

Bibliografia.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia : Introdução a Ciência da Sociedade. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2005.

Souto, C.; Souto, S. Sociologia do Direito: uma visão substitutiva. 3. ed.. Porto Alegre: Sergio Fabris Editor, 2003.


.



O aluno autor á graduando do 3º período da Faculdade Barretos

Nenhum comentário:

Postar um comentário