Visualizações

domingo, 5 de junho de 2011

Miscigenação grande contribuição para evolução social

Carlos Eduardo Elefante[1]

Deparamo-nos com a adaptação de culturas, costumes e crenças diferentes, advindas de outras sociedades devido à miscigenação, á mistura de raças entre povos diferentes com o passar dos tempos se tornou constante. Podemos dizer que essa mistura resultou por um lado em uma melhor forma de vida para os cidadãos, a mistura de culturas, costumes, os povos adaptaram-se, passaram, a utilizar instrumentos e utensílios que antes não tinham idéia do beneficio que poderiam lhes causar, dentre estes poderíamos incluir o direito devidamente escrito e formas de convivência que resultaram em uma melhor socialização, não somente objetos como ressalta Ralph Linton,
“O cidadão norte americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional, antes de ser transmitido á América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia; [...] ou de seda, cujo emprego foi descoberto na china; [...] ao levantar da cama faz uso dos “mocassins” que foram inventados pelos Índios das florestas do Leste dos Estados Unidos...”.²

 Podemos admitir que estes contribuíram em parte para o surgimento das normas de convivência que regularam e modificaram o modo de se viver, e modifica a sociedade constantemente, caso que frequentemente ocorre por sempre haver seres que as usam de forma errônea. Porém como há partes boas há também as ruins. Temos essa adaptação por outra forma, grande parte acredita que o que vem do exterior é melhor, mais atraente, nem tudo é benéfico quando somado á outra cultura, entender o motivo de tal pensamento, sendo que cada povo tem sua crença, costume, e outros meios de se viver, é intrigante e curioso.
Por conta da miscigenação tivemos essas grandes adaptações que nos beneficiaram, mas também por outro lado nos tiraram um pouco da verdadeira cultura, mas qual sociedade tem viveu e evoluiu somente da verdadeira cultura somente?
O Brasil pode não ser totalmente natural em termos culturais por termos sido influenciados pelos portugueses já vestidos desta. Temos que lembrar de quando chegaram aqui nosso território já era habitado por tribos indígenas e para eles eram algo totalmente novo a forma de se vestir, comportar, suas crenças, e principalmente sua postura. A cultura trazida por eles nos transformou no País que somos hoje, nada existiria da forma em que hoje se encontra se apenas tivessem passado por mero passar de tempo. No entanto, essa mistura já vinha acontecendo muito antes, a junção de culturas sem duvida desde a pré-história veio e muito a beneficiar o mundo que evoluiu e chegou ao modo que hoje se encontra, acarretando assim para a evolução dos países e principalmente da sociedade.
Como tudo o que existe há o lado bom e o ruim que devemos por nos pesares, o que não podemos é deixar se apagar, esquecer quem realmente somos e de onde viemos,  isso no sentido de deixarmos nossas origens para se transformar em cidadãos que não somos. Todos têm um jeito próprio de ser, algo que vem de nossa linha familiar e nos tornam únicos, sem copiar ao outro, “parte somente de nós sermos aquilo que queremos ser, portanto seja sempre você”, decepções estão presentes em nossas vidas para nos tornar mais cultos e maduros na forma de pensar, de ser e agir. 
Referências
Ralph Linton – Antropólogo -  O cidadão  norte-americano.


[1] O aluno autor é graduando em direito do 3º período da Faculdade Barretos.
² Ralph Linton – Antropólogo -  O cidadão  norte-americano.

Um comentário: