Visualizações

sábado, 4 de junho de 2011

GRAVIDES NA ADOLESCÊNCIA


CLOVIS RAIMUNDO GONÇALVES[1]

Um dos períodos, mais conturbado da vida é a adolescência, a fase das descobertas, a idade que já não querem os pais por perto vigiando ou a lugares onde os amigos se reúnem, tem vergonha por eles estarem junto. Acha-se que estão prontos para a vida.
    É nesta etapa da vida que se inicia a puberdade, nas rodas que se aglomeram falam principalmente de garotos ou vice versa, os hormônios estão á flor da pele, a transição da fase do desenvolvimento para a vida adulta.
    Em especial as meninas que amadurecem precocemente, se desenvolvem primeiro que os garotos. A fisiologia é percebida no corpo e nos pensamentos. É por causa deste desenvolvimento que a curiosidade se inicia, começam a descobrir os prazeres (sexo). Por haver esse desenvolvimento cedo demais, a adolescente corre o risco de engravidar, seu corpo já este totalmente formado, fisiologicamente é uma mulher, pois começa a menstruação que é um sinal de que seu útero já está formado e ela nem imagina que esta fértil para uma gravidez indesejada.
    Vários psicólogos associam a gravidez destes menores por falta de não se abrirem com seus pais, terem uma conversa sobre o assunto, tanto que na maioria dos casos vem de família, fato ocorrido com os pais na adolescência e ficam sem saber o que fazer, o mesmo aconteceu com eles. Uma gravidez não desejada desestabiliza não somente os adolescentes e sim toda a família, é um choque emocional, não só das meninas ao descobrirem o estado que se encontra, mas dos garotos também e de seus familiares.
    O inicio de tudo isto, é este habito que os adolescentes têm do famoso "ficar", monde esconde a vida sexual ativa em encontros eventuais sem se preocuparem com anticoncepcionais ou até mesmo a camisinha masculina e também a feminina, sem esquecer que os postinhos distribuem gratuitamente o preservativo. Mas, os fatos que muitos destes jovens não se preocupam com isto podem estar relacionados com diversos fatores de formação, psicológico, estrutura familiar ou baixa estima, onde não se preocupam com nada.
     A família é muito importante, pois é através dos seus genitores que irão se desabafar, muitos não se a abrem com os adultos para pedirem auxilio, onde ocorre a gravidez indesejada.
     Tudo, por causa de má informação ou vergonha de terem uma conversa aberta com seus pais, pois o melhor modo de se pedir conselhos é com eles que estão ali para explicar e tirar as dúvidas que o jovem precisa saber.
    A partir que a jovem engravida sua vida muda drasticamente, é o momento que mais precisa da família, para que não vá procurar idéias de pessoas maldosas que a incita a fazer um aborto, pois a partir desta nova fase de sua vida ela vai gerar outra que dependerá totalmente dela e de sua família em geral.
    O jovem garoto não fugirá de suas obrigações, pois faz parte também do ocorrido não só ele, mas também sua família, e se conscientizar que dali em diante terá uma vida para cuidar, uma dádiva que Deus deu para os seres humanos (ocorrendo aqueles casos de casais que não podem ter filhos, mas esta é outra história).
    Para alguns destes jovens que não pensão no seu futuro, não tem planos para a vida, somando a falta de uma orientação sexual, um problema que na maioria vem de dentro de casa, pelos meios de comunicação que induzem a libido e a liberdade sexual sem pensar nas conseqüências, onde aumenta cada vez mais os casos de gestação juvenil.
  
    O melhor modo de prevenção é que converse com seu filho não fique com vergonha de perguntar, o mesmo acontece para você jovem se abra para eles, pergunte e procure saber como prevenir não só de uma gravidez na flor da idade, mas também de doenças sexualmente transmissíveis que estão La fora para quem não se cuida, pois são seus melhores amigos os "Pais", e estão ali para de proteger e ensinar tudo para o que lhe espera La fora.





Bibliografia:
Janaina vieira.Gravides na adolescência.ano2002.3ºed.2007,editora Saraiva
Albertina Duarte, Ed.Rosa dos Tempos disponível em :
< HTTP://www.geocities.com/freitas_educação/gravides adolescência.> acesso em 31/0-5/2011



[1] O aluno autor é graduando em direito do 3º período em Direito da Faculdade Barretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário