Visualizações

sábado, 4 de junho de 2011

MITOLOGIA GREGA

CLOVIS RAIMUNDO GONÇALVES[1]

   Um dos maiores fascínios de muitos estudiosos é a mitologia grega, com seus deuses antigos como Crono e sua geração de filhos.
   Cronos filho de Urano (céu) e Gaia (terra). Urano teve vários filhos, mas ao nascerem de medo de perder o poder devolvia os para o útero de gaia com temor de ser destronado.
    Como conta os historiadores Gaia escondida de Urano teve a decisão de libertar seus filhos, pedindo ajuda para os titãs, contudo para não contrariar Urano todos recusaram, mas um deles o caçula cronos foi a favor de libertar os filhos que Gaia guardava no útero. No momento em que foi para cama se relacionar com Gaia, Cronos interessado a destronar seu pai ataca - o com uma foice e corta lhe o penis. De seu sangue que caiu no lençol e em Gaia nasceu então as Eridas: os gigantes e as Meliades e dos testículos atirados ao mar. e na s espumas que se formaram nasceu Afrodite a deusa da beleza.
    Cronos o caçula dos titãs vingou a sua genitora que libertou seus irmãos. Com a separação de sua mãe com Urano. Cronos destronou seu pai e se transformou no deus supremo e em seguida casou se com Réia sua irmã. Naquela época o incesto era normal entre os deuses, pois não confiavam em mais ninguém a não ser em sua própria família.
    Réia e Cronos tiveram seis filhos, Héstia, Deméter, Hera, Poseidon, Hades e Zeus.
    Cronos reinou com sabedoria e neste período ficou conhecido como a idade de ouro. Mas por causa de uma profecia de que ele seria destronado por um de seus filhos o que o deixou muito com medo e para não que nenhum deles o ataca se comeu todos os filhos, mas como eram ser divinos não morriam ficavam vivos dentro de seu estomago, Réia inconformada com a atitude do marido ao ficar novamente grávida esconde, mas Cronos aparece para engolir mais um filho, Héia então enrola uma pedra forjando ser seu filho, quanto cronos chega já pega de seu colo e engole de uma vez e vai embora, Héia então leva Zeus para a ilha de Creta onde ele cresce e se transforma em homem adulto.
     Ao passar dos anos Zeus resolve vingar se do seu pai. Dando uma poção mágica fazendo o a vomitar os seus irmãos. A partir dai deu se inicio a titomania.
    Travou se uma guerra entre titãs com cronos liderando os, e os deuses olimpianos aqueles nascidos no monte olimpo que eram liderados por Zeus, uma guerra que durou 100 anos.
    Zeus tornou se o senhor supremo do céu e divindade da terceira geração de deuses que eram seus filhos.
   Na luta contra seu pai, Zeus tem de derrotar um monstro que simboliza o lado oculto em nós, o Tártaro. A parte profunda de Hades, o nosso lado oculto que devemos derrotar jogando um morro (montanha por cima dele).
    Cada um dos Deuses do olimpo representa a virtude que um monarca deve possuir. Hades o Deus da guerra simboliza a destruição para que nasça o novo, Atena simboliza a sabedoria, justiça e a guerra inteligente, Hebe a prometida de Hercules filha de Zeus e Era que simbolizava a eterna juventude.
    Nasce então Hercules com uma gestação de 10 meses. Hercules que em romano é Heracles.
    Hercules filho de Hera que atrasou a gravidez do mesmo, pois tendo o significado para a numerologia que 10 se soma 1 + 0 e a volta da unidade. Sendo o que ocorre depois dos 12 trabalhos onde ele se torna uma divindade e casa-se com Hebe.
    Dionísio, Baco para os romanos, Deus do vinho sendo mal interpretado por causa das orgias que era mal visto pela sociedade, o vinho tirava o juízo e o pudor, tanto que os Anciãos eram os mestres na Grécia antiga e eram eles que analisava o quanto que as pessoas podiam tomar de vinho, pois sabiam o tanto que cada pessoa podia consumir (beber).
    Assim foi reinado de Zeus no monte Olímpo.
   
   Termino este texto passando ao conhecimento de todos os principais deuses mitológicos que existiram nos primórdios da nossa historia:
   Zeus: deus de todos os deuses, senhor do céu;
   Hera: deusa do amor, sexo e beleza;
   Poseidon: deus dos mares;
   Hades: deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo;
   Apolo: deus da luz e das obras de arte;
   Artemis: deusa da caça e da vida selvagem;
   Ares: divindade da guerra;
   Atena: deusa da sabedoria e da serenidade e protetora da cidade de Atenas;
   Cronos: deus da agricultura que também simbolizava o tempo;
   Hermes: divindade que representava o comércio e as comunicações.


[1] O aluno autor é graduando em direito do 3º período em Direito da Faculdade Barretos.

2 comentários: