Visualizações

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ADVOGAR


Orientação: Rosângela Paiva Spagnol (Prof. MS.)


“ Alegalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado”
Rui Barbosa


     Estamos todos   na graduação em direito, nos preparando para um dia vir a advogar, se não todos,  a maioria. Iremos pleitear, amparar, defender, acusar, contestar, proteger, sustentar, fundamentar e deixar nossoslimites de lado, para defender os limites de outrem.
     O que muito incomoda é a má fama que os advogados carregam fama de aproveitadores, inescrupulosos, desalmados.
E é verdade, existem advogados assim, todavia,   médicos assim, engenheiros assim, administradores assim, etc.  Enfim em todo lócus de interação social  há e sempre haverá homens bons e maus. Não se trata apenas do defeito da profissão de advogado e sim, de defeitos do ser humano. Essa fama deve existir porque por melhor que seja seu advogado, do outro lado sempre tem um advogado que também estará fazendo de tudo para defender a outra parte, ou seja,tem um advogado “do bem” do seu lado e um advogado “do mal” do outro lado.
“Não vamos adotar um maniqueísmo
primário e ingênuo, vendo o arcanjo
                                      de um lado e o demônio do outro”
Evaristo de Morais Filho
     Advogar   é uma arte,  no uso da retórica, no se expressar, no improvisar, no perseverar, frente às  regras, petições, procedimentos e audiências. Advogar também é saber ouvir, compreender, ajudar. Não é falsidade ou dissimulação ao defender uma pessoa cujo caráter não é igual ao seu, isso é respeitar e aceitar as pessoas como elas são e empreender a defesa dela independente da sua visão, escolha ou pré-julgamento
     É muito importante saber que todos nós termos direitos e deveres, mais ainda não esquecer do juramento feito em prol  de defender a liberdade, pois sem ela não há direito que sobreviva, muito menos justiça.

“Oadvogado  não é  somente  o  mandatário  da parte, senão também um funcionário do tribunal”
Rui Barbosa






Referência Bibliográfica:

1. BARBOSA, Rui. O dever do advogado. 1ª. ed. São Paulo: Edipro, 2009.

2. www.causasecausos.blogspot.com/relatos de algumas venturas e desventuras de um advogado no exercício da profissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário